ORIENTAÇÕES PARA ANTES DA CIRURGIA

Com o objetivo de ajudar no sucesso da sua cirurgia, este guia foi elaborado com orientações e dicas que vão auxiliar-lo no seu pré-operatório. Ter conhecimento da sua cirurgia e recuperação fará com que você se sinta mais confiante e confortável.

*Vale ressalvar  que as informações aqui mencionadas podem variar caso a caso.

PERGUNTAS FREQUENTES:

O que colocar na mala para o hospital?

1- Carteira do convênio e documento de identificação com foto.

2- Exames pré-operatórios, exames de imagem e carta do cardiologista.

3- Receita dos remédios em uso, incluindo o nome e dosagem.

4- Relação das substâncias e medicações às quais você possui alergia.

5- Roupas que usaria para ficar em casa; não se esqueça das meias, roupas íntimas, camiseta e calça largas.

6- Pijamas leves e confortáveis.

7- Chinelo não escorregadio e 1 par de tênis, especialmente para a volta para casa.

8- Se você é mulher, absorvente (não íntimo), pois a cirurgia pode iniciar seu ciclo menstrual durante a internação.

9- Itens para relaxar, como fones de ouvido para músicas e livros.

10- Travesseiro, que também será útil no carro, em seu retorno para casa.

Como se preparar para uma Cirurgia?

Antes de qualquer cirurgia eletiva, você deverá realizar exames pré-operatórios que são solicitados nas consultas médicas mas, sendo eles exames laboratoriais, cardiológicos, exames de imagem e neurofisiológicos. O prazo entre a realização dos exames laboratoriais pré-operatórios e a data de realização da cirurgia não deve ultrapassar idealmente 3 meses. Também é necessário uma avalização clínica cardiológica de rotina, chamada de avaliação de risco cirúrgico. Conta os com uma rede de cardiologistas especializados em prestar esse atendimento de forma individualizada para cada paciente. Atualmente o aceso digital aos exames facilitou muito a comunicação médico-paciente. Caso possua exames em plataformas digitais por gentileza comunicar à nossa equipe. Alguns pacientes podem requerer cuidados específicos adicionais. Sendo assim, sempre converse com a nossa equipe e explique todos os aspectos de sua saúde geral para que cuidados e medidas adicionais sejam tomadas antes do procedimento.

O que fazer no dia da cirurgia?

– A internação hospitalar poderá ocorrer de 3 a 24 horas antes do horário previsto para a operação, a depender da cirurgia a ser realizada.

– No dia da cirurgia o paciente precisa ter o termo de consentimento esclarecido assinado que será providenciado por nossa equipe e/ou pelo hospital.

– Você deve comparecer ao hospital com familiar ou responsável maior de 18 anos e estar em jejum de pelo menos 8 horas para alimentos e líquidos antes da operação.

– Ao chegar ao quarto você receberá roupas apropriadas para vestir.

– A equipe de enfermagem aferirá dados vitais, colherá novos exames laboratoriais (caso necessário), iniciará a daministração das medicações prescritas e fará limpeza da pele na região a ser operada.

– Você receberá a visita de um médico anestesista para uma consulta.

– Retire jóias, adornos, brincos, piercings, anéis, colares, cílios postiços, unhas postiças, lentes de contato, apliques no cabelo/mega hair e unhas de gel. Há risco de queimadura no loca devido ao uso do bisturi elétrico.

– Não depilar a região que será operada. Os pelos e/ou cabelos serão retirados se houver necessidade, com equipamento próprio e adequado, na unidade de preparo ou no centro cirúrgico para evitar lesões na pele.

– No dia do procedimento não pode ir para o centro cirúrgico de cabelo molhado. Os cabelos devem estar secos e soltos, sem elásticos, presilhas, gel ou qualquer outro produto.

– Não passar cremes, hidratantes, pomadas ou talco após o banho no hospital. Essa atitude diminui o risco de infecção no pós-operatório.

– Se você utiliza prótese dentária informe a equipe de enfermagem do hospital.

 

Nos 3 dias que antecedem a cirurgia o paciente deve realizar 2 banhos corporais completos por dia, com solução degermante contendo clorexidina. Isso ajuda a reduzir a flora bacteriana da pele diminuindo o risco de infecções cirúrgicas.

*Em pacientes com alergia à clorexidina o banho será realizado com sabão comum

 

Caso você esteja resfriado, com febre ou sinais e sintomas de qualquer tipo de infecção pelo corpo comunique nossa equipe e/ou a equipe do hospital. 

Faço uso de anticoagulantes e/ou antiagregantes planetários, como devo proceder?

Segue a relação dos medicamentos mais comuns:

– AAS: suspender 7 dias antes da cirurgia.

– Clopidogrel e Ticagrelor: suspender 5 dias antes da cirurgia.

– Eliquis (Apixaban): suspender 2 dias antes da cirurgia.

– Xarelto (Rivaroxaban): suspender 2 dias antes da cirurgia.

– Pradaxa (Dabigatran): suspender 2 dias antes da cirurgia.

– Varfaraina (Marevan): suspender 3 dias antes da cirurgia (realizaremos dosagem prévia de INR)

* Isso é necessário para evitar riscos de sangramento excessivo ou incontrolável durante a cirurgia e no período pós-operatório.

Faço uso de medicações para controle de diabetes e/ou inibidores de apetite, como devo proceder?

Segue a relação dos medicamentos mais comuns:

– Saxenda, Victoza e Xultophy: suspender 2 dias antes da cirurgia.

– Ozempec, Trulicity e Rybelsus: suspender 21 dias antes da cirurgia.

* Isso é necessário para evitar riscos de broncoaspiração durante a indução anestésica, pois esses medicamentos listados aumentam o tempo de esvaziamento do estômago.

E quanto ao cigarro e ao consumo de álcool?

O paciente precisa parar de fumar (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros eletrônicos ou outras formas de consumo de tabaco). por pelo menos 1 mês antes da cirurgia e pode ser necessário parar de fumar por pelo menos 6 meses após alguns tipos de procedimento (por exemplo: artrodese da coluna vertebral com enxertos ossos ou em casos de cirurgias de revisão ou substituição de implantes previamente colocados).

*Isso reduz o risco de complicações infecciosas, problemas na cicatrização e na consolidação de enxertos ósseos.

 

Também se recomenda a suspensão da ingestão de álcool cronicamente. O consumo de álcool de forma excessiva pode aumentar o risco de infecções pós-cirúrgicas assim como o aumento da taxa de sangramento intra e pós-operatória. Além disso os pacientes que sofrem com esse vício podem apresentar síndromes de abstinência (delírio, convulsões e alucinações) no período pós-cirúrgico, apresentando risco à recuperação.

Pacientes com histórico de uso recente de drogas ilícitas (cocaína, maconha, crack, etc.) devem informar à equipe cirúrgica com antecedência para que medidas adicionais de ajustes no planejamento da cirurgia sejam tomadas.

Em quanto tempo o paciente terá alta do hospital?

Na maioria dos casos é possível que a alta ocorra entre 1 a 3 dias após a cirurgia.

Alguns fatores que influenciam a alta são: a condição clínica do paciente, a doença a ser tratada, a gravidade da doença e o tipo de técnica utilizada.

 

 

Esperamos que estas informações tenham sido úteis para você. Caso haja mais alguma dúvida, não hesite em nos contactar. 

Desejamos uma ótima cirurgia e uma excelente recuperação.

Equipe Dr. Vinicius Ferraz.