Hérnias de Disco

O que são as hérnias de disco?

Hérnia de disco é uma lesão localizada na coluna vertebral. A coluna é composta por uma série de ossos (vértebras), que se estendem da base do crânio até o cóccix. Entre as vértebras estão “almofadas/amortecedores” chamados de discos intervertebrais. Os discos têm em sua porção mais interna um centro com consistência semelhante a de um gel, o núcleo pulposo, e uma camada externa mais firme, o ânulo fibroso. Com o tempo, a camada externa enfraquece e pode apresentar “rachaduras”.

Os discos agem absorvendo impacto, protegendo as vértebras e permitindo diversos movimentos realizados pela coluna vertebral. Uma hérnia de disco acontece quando a substância “gelatinosa” interna do núcleo pulposo sai pela rachadura do ânulo fibroso. O material vazado pode pressionar os nervos espinhais próximos e causar sintomas.

Vários fatores podem contribuir para o aparecimento de uma hérnia discal, incluindo: envelhecimento, excesso de peso, movimentos repetitivos da coluna, tensão súbita na coluna ou torção indevida.

Hérnias de disco são comuns?

Todos os anos aproximadamente 2% das pessoas terão hérnia de disco. Elas são uma das principais causas de dor no pescoço e/ou braço (cervicobraquialgia) e nas costas e/ou pernas (ciática). Podem estar presente em qualquer segmento da coluna, mas as hérnias de disco ocorrem com mais frequência na parte inferior das costas ou no pescoço, nas regiões lombar e cervical. Hérnias discais na região da coluna torácica são raras.

Quem pode ter hérnia de disco?

As pessoas com idade entre 30 e 50 anos são mais propensas a ter uma hérnia de disco. O problema afeta os homens duas vezes mais do que as mulheres. Outros fatores de risco incluem:

– Permanecer sentado por longos períodos na mesma posição.

– Sobrepeso e baixa massa muscular.

– Levantar objetos pesados em postura inadequada.

– Movimentação repetitiva da coluna, principalmente em flexão ou torção, seja para desempenhar um trabalho, esporte ou hobbies.

– Tabagismo.

Quais os sintomas das hérnias de disco lombares?

É comum que uma hérnia de disco na parte inferior das costas, coluna lombar, cause dor no “nervo ciático”. Essa dor aguda geralmente afeta uma das nádegas e corre para a coxa, perna e, às vezes, o pé. Outros sintomas incluem:

– Dor lombar, lombalgia.

– Formigamento ou dormência nas pernas e/ou pés, parestesia.

– Fraqueza muscular, paresia.

– Mais raro são as alterações esfincterianas.

Quais os sintomas das hérnias de disco cervicais?

Os sintomas de uma hérnia de disco no pescoço, região cervical, incluem:

– Dor perto ou entre as escápulas.

– Dor que irradia para o ombro, braço e, às vezes, mão e dedos.

– Dor no pescoço, especialmente nas costas e nas laterais do pescoço.

– Dor que aumenta ao lateralizar ou fazer a rotação do pescoço.

– Dormência ou formigamento nos braços.

– Fraqueza muscular nos braços e mãos.

Quais exames devo fazer para diagnosticar uma hérnia de disco?

Seu médico deverá fará um exame físico neurológico completo. Durante o exame, serão avaliados principalmente: dor, reflexos musculotendíneos, sensibilidade, marcha e força muscular. Dentre os exames de imagem, poderão ser solicitados testes como:

– Ressonância magnética (RM): O exame de imagem mais comum e preciso para uma suspeita de hérnia de disco é a ressonância magnética.

Volumosa Hérnia de Disco lombar, visualizada no exame de ressonância magnética.

– Raios-X: raios-X ajudam a descartar outras causas de dor nas costas ou no pescoço.

– Tomografia computadorizada (TC): tomografia computadorizada mostra os ossos da coluna e suas relações anatômicas, podem mostrar também eventuais hérnias calcificadas.

– Mielograma: um mielograma envolve injeção de contraste na coluna usando a tomografia computadorizada. O exame pode revelar um estreitamento do canal espinhal (estenose espinhal) assim como a localização de uma possível hérnia de disco.

– Eletromiograma (EMG): este teste envolve a colocação de pequenas agulhas em vários músculos para avaliar a função de seus nervos.

O que posso fazer para aliviar a dor aguda da hérnia de disco?

Em grande parte dos casos a dor aguda de uma hérnia de disco pode desaparecer com o tempo. Para aliviar a dor você pode:

– Descansar de um a três dias, se a dor for intensa, mas é importante evitar longos períodos de repouso no leito para evitar rigidez muscular e articular.

– Caso receitado por um médico usar analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares.

– Aplicação de calor ou gelo na área afetada.

Quando procurar atendimento médico neurocirúrgico ou ortopédico?

Um especialista destas áreas deverá ser consultado se:

– A dor interfere nas atividades do dia a dia, por exemplo nos trabalhos e atividades de lazer.

– Os sintomas não melhoram depois de quatro a seis semanas.

– Os sintomas pioram com o passar do tempo.

– Alteração de esfíncteres (bexiga e intestino).

– Aparecimento de formigamento, dormência ou perda de força nos braços, mãos, pernas ou pés.

– Dificuldade para ficar em pé ou andar.

– Alteração de força nos membros superiores ou inferiores.

– Em caso de dúvida quanto aos sintomas é sempre recomendável procurar ajuda médica especializada.

Quais os tratamentos disponíveis para hérnia de disco?

Alguns tratamentos podem ser utilizados de acordo com a avaliação e prescrição de um especialista, seguem alguns deles:

– Medicação: podem ser prescritos analgésicos comuns e opióides, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, neuromoduladores, antidepressivos para dor crônica.

– Fisioterapia: a fisioterapia elabora um programa de exercícios para ajudar a aliviar a pressão sobre os nervos, envolvendo controle de postura, fortalecimento muscular, analgesia, treino de marcha, preservação de amplitude de movimento, dentre outros.

– Hidroterapia: é a terapia física realizada no ambiente aquático, tem objetivos semelhantes aos da fisioterapia terrestre, contribuindo ainda mais para melhorar o condicionamento cardiovascular.

 

– Injeções espinhais: chamada também de bloqueio epidural ou nervoso, uma injeção espinhal é a introdução de medicação esteroide anti-inflamatória diretamente na coluna. A medicação reduz o edema e a inflamação do nervo comprimido por uma hérnia de disco. Isso atua diretamente no alívio da dor, permitindo a realização de atividade física.

– Acupuntura: a acupuntura na hérnia de disco auxilia o paciente para a melhora dos sintomas dolorosos, principalmente a médio e longo prazo.

– Cirurgia: em alguns pode ser necessário algum tipo de cirurgia para o tratamento das hérnias de disco. Para casos não emergenciais a cirurgia é uma opção quando os outros tratamentos falham. Existem várias modalidades de cirurgias para tratamento de hérnias e descompressão dos nervos e da medula, sendo o principal objetivo aliviar a compressão sobre o tecido nervoso. Um neurocirurgião e/ou um ortopedista especialista em coluna devem ser sempre consultados.

Quais os tratamentos cirúrgicos disponíveis para hérnia de disco?

Grande parte das hérnias de disco melhoram sozinhas ao longo do tempo ou com tratamento não cirúrgico para 9 em cada 10 pessoas. Se outros tratamentos não aliviarem os sintomas um especialista pode recomendar a cirurgia. Existem várias técnicas cirúrgicas para o tratamento das hérnias discais, como:

– Microdiscectomia: consiste em retirar o fragmento de disco herniado com auxílio de algum aparelho óptico, como lupas cirúrgicas ou microscópios.

– Discectomia endoscópica: consiste em retirar o fragmento de disco herniado com auxílio de um endoscópio, também pode ser usado para aumentar o espaço do canal vertebral e do forâmen acometido.

Discectomia endoscópica para o tratamento de hérnia discal.

 

– Laminectomia: para remover estruturas ósseas ao redor de uma hérnia e expandir o canal vertebral.

– Colocação de disco artificial, ou prótese discal: para substituir um disco intervertebral degenerado por uma prótese que permite uma certa mobilidade ao segmento acometido.

– Fusão ou artrodese espinhal: além de retirar todo o disco intervertebral degenerado e a hérnia, a artrodese atua diretamente para unir duas ou mais vértebras e assim propiciar uma maior estabilidade ao segmento acometido.

Como prevenir o aparecimento de uma hérnia de disco?

Nem sempre é possível prevenir uma hérnia de disco, mas há como reduzir o risco:

– Usar técnicas de elevação adequadas. Não faça flexão exagerada do quadril. Dobre os joelhos mantendo as costas retas. Use seus músculos das pernas, coxas e glúteos para ajudar a suportar uma eventual carga.

– Manter um peso adequado. O excesso de peso exige mais dos elementos da coluna, levando a um desgaste mais rápido. Também o excesso de gordura corporal pode fazer com que haja depósito gorduroso por entre as fibras musculares, levando a flacidez.

– Praticar uma boa postura. Aprenda a melhorar a postura ao andar, sentar-se, ficar de pé e dormir. Uma boa postura reduz a tensão na coluna.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

– Alongamento. É especialmente importante fazer pausas para se alongar se você costuma ficar sentado por longos períodos.

– Evitar o uso de sapatos de salto alto. Esse tipo de sapato tende a deixar a coluna desalinhada.

– Exercite-se regularmente. Concentre-se em exercícios que fortaleçam os músculos das costas e do abdômen, core abdominal, para ajudar a dar suporte para a coluna.

 

– Parar de fumar. Fumar pode enfraquecer os discos, tornando-os vulneráveis à ruptura. Considere parar de fumar.

Qual é a perspectiva para as pessoas com hérnia de disco?

Para até 90% das pessoas a dor na hérnia de disco melhora sozinha ou com cuidados médicos simples. Você provavelmente se sentirá melhor dentro de um mês. Se não o fizer, deve consultar um neurocirurgião. Uma pequena porcentagem das pessoas vai precisar de medidas médicas mais invasivas para o tratamento e controle dos sintomas causados por uma hérnia de disco, como injeções na coluna ou cirurgia. Consulte um especialista.

Outros Posts